Código: | DESP32 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mário André da Cunha Espada |
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Corpo docente: |
Filipe Manuel do Nascimento Silvestre |
Português/Inglês
Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e os fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e de exercício físico em diferentes contextos.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à otimização da gestão do comportamento e rendimento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.
Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Processos Emocionais: Ativação, Arousal, Ansiedade e Stress no Desporto;
Emoções e desempenho.
Agressividade no desporto;
O Desempenho Desportivo e os Fatores Psicológicos e Psicossociais;
Confiança;
Motivação Geral e “Achievement Motivation”;
Flow;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Estabelecimento de Objetivos;
Liderança em contextos desportivos;
Coesão e Dinâmica de Grupos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do Exercício Físico (determinantes, modelos de comportamento para o exercício, consequências da atividade física).
Treino de competências psicológicas;
O Treino Psicológico – Programas de Treino;
Imagética;
Relaxação Muscular Progressiva de Jacobson. A Tomada de Decisão (Perspetivas Cognitivista e Ecológica);
Relação Atleta – Pais - Treinador. Princípios a ter na Relação Treinador-Pais;
Processos Cognitivos (ex. atenção/concentração).
Propõe-se estudar as características cognitivas e psicológicas dos participantes no processo desportivo e desenvolver capacidades de observação e análise da prestação desportiva, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências de compreensão e intervenção mais adequadas e corretas para os diferentes contextos e situações em que se desenvolve o processo desportivo e está direcionado para a discussão dos fatores e mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento do ser humano e para a otimização da gestão do comportamento e rendimento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, em paralelo, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.
Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas, através de testes de avaliação e da produção dos trabalhos propostos.
A classificação final resulta de:
• Estudantes com frequência regular:
o Avaliação do Processo: 50% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 50%. (2 apresentações – 2x15% = 30% e 2 discussões – 2x10% = 20%). Ocorre ao longo do semestre.
o Avaliação do Produto: 50% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (25% + 25%). Ocorre a meio e no final do semestre.
• Estudantes Com estatutos especiais:
o Avaliação do Processo: 50% - É expressa pela apresentação e discussão de dois trabalhos, sendo um de análise e discussão de artigos científicos, e outro trabalho de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, cujo objetivo é entender a integração de um Programa de Treino Psicológico nas unidades de treino prático. Apresentação e discussão 50%. 2 apresentações – 2x15% = 30% e 2 discussões – 2x10% = 20%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC.
o Avaliação do Produto: 50% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (25% + 25%). Ocorre a meio e no final do semestre.
• Estudantes sem frequência regular:
o A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados.
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Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.
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